sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Tarte de Marmelo


Um ano depois... E noutra vida: numa vida agora com fraldas.

E voltei numa época magnífica: tirando um ou outro dia verdadeiramente cinzento, adoro o Outono! Mais do que o próprio início do ano, o Outono sabe-me a recomeço. É o reiniciar de um ciclo, cheio de promessa e cheio de bons sabores: as abóboras, a vontade de ligar o forno, as tartes, o caminhar para o Natal e a época da marmelada.

Este ano, por acaso, a época da marmelada foi fraquinha por aqui: não houve os habituais carregamentos de marmelos que costumam vir cá parar pra estes lados, logo a minha mãe, que na minha opinião é a Rainha da marmelada, este ano não andou nessa labuta.

Já eu, que não sou a maior entusiasta da marmelada, tinha um saco de marmelo em pedaços congelado que estava a precisar de ser usado. Primeiro foi cozido, com casca e acompanhado de pau de canela, gengibre e casca de limão. Depois foi triturado em puré e como estamos em época de tartes, foi para uma que ele foi direitinho.

Ingredientes:
2 chávenas de puré de marmelo
3 ovos
200ml de nata
3 colheres de sopa de açúcar
1 base de massa quebrada



  1. Aquecer o forno a 200ºC.
  2. Colocar a massa quebrada numa tarteira forrada com papel vegetal. Picar o fundo com um garfo.
  3. Numa tigela misturar bem os restantes ingredientes e verter sobre a massa.
  4. Levar ao forno a 200ºC durante 10 minutos. Baixar a temperatura para 180ºC e deixar cozinhar mais 25-30 minutos.

Como cozi os marmelos já com as especiarias, depois não coloquei nenhuma directamente na tarte mas se o cozerem só com água podem depois dar largas à imaginação na tarte.

Ah, e claro que podem fazer a vossa própria massa para a base. A mim, enfim, falta-me algum jeito e tempo.

Bom apetite!

1 comentário:

  1. Sabia que eu nunca comi Tarte de Marmelo, deve ser uma delicia.... adorei essa dica ....=D

    Beijinhos

    virandocomida.blogspot.com
    curiosidadesmontreal.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template